terça-feira, 9 de junho de 2009

Robin



Robin é um garoto muito esperto e muito bom em artes marciais. Hiper-competitivo, costuma ficar obcecado por seus objetivos, principalmente quando esse objetivo é descobrir os planos de Slade, seu arqui-inimigo. Ele não tem poderes especiais como a maioria de seus colegas de equipe, mas seu treinamento em combate, sua inteligência, raciocínio rápido e o cinto de utilidades, o fazem um super-heroi de primeira. Todas essas qualidades, principalmente a capacidade de tomar decisões o fizeram líder da equipe. Ele acredita em seus amigos e sabe explorar suas capacidades. É um ótimo detetive, assim como o seu mentor que não é muito mencionado na série, o Batman.

Os produtores da série tentaram não mostrar muito das identidades verdadeiras dos heróis, pois como a série é voltada para um público mais jovem, revelar que eles são pessoas normais poderia tirar a credibilidade como super-heróis. Mas o público mais velho pode perceber em vários episódios dicas que levam a identidade de Robin como Dick Grayson.
Dick Grayson era o membro mais novo de uma família de trapezistas de circo, dai suas habilidades motoras e sua coragem em se atirar de lugares altos. Ele viu seus pais serem mortos por um chefe da máfia. No desenho a referencia a essa parte do passado de Robin esta no episodio “Haunted”, quando Ravena entra em sua mente, e vê flashs de memória em um circo com dois trapezistas caindo. Após esse trágico acontecimento, Dick é resgatado de um abrigo para menores pelo empresário Bruce Wayne, mais tarde com acontecimentos ligados à investigação da morte dos pais de Dick, Bruce revela sua identidade como Batman e propõe que Dick seja seu ajudante. Dick escolhe o nome Robin (como referência a Robin Hood) e passa a ser o Parceiro de Batman em suas investigações. Nessa época recebe o titulo de “Menino Prodígio”, e no episodio “The quest”, Mutano faz piada vestindo as roupas de Robin e dizendo a Estelar que poderia chama-lo de “Mutano, o menino prodígio”. As referências ao passado com Batman são vistas ainda no episódio “Haunted” na mente de Robin, quando é mostrado um local similar a Batcaverna; em um dos episódios “Apprentice” quando Slade diz que quer ser como um pai para Robin e ele responde que já tem um pai, logo após a resposta aparecem alguns morcegos voando; e no epsódio “GO” logo que ele chega a cidade e surpreende um ladrão que questiona: “Você não deveria estar com...” e Robin o interrompe dizendo que se mudou para a cidade e agora trabalha sozinho. Essa cena do episodio “Go” também nos remete ao fato de Dick Grayson ter se desentendido com Batman,(nos quadrinhos isso ocorre apenas quando ele fica mais velho, já que durante a adolescência ele e Batman eram inseparáveis), esse desentendimento faz com que Robin descida trabalhar sozinho e assumir uma nova identidade. Essa identidade só é mostrada na série no episódio “How long is forever?”, quando Robin aparece mais velho com o codinome Asanoturna. Outra referencia a identidade de Dick Grayson esta no episódio “Fractured” quando Larry, o gêmeo genético de Robin em outra dimenção, aparece na Torre, e podemos perceber que o seu nome é Dick Grayson escrito ao contrario.

Voltando aos fatos da série de TV, ele é muito amigo de Cyborg com quem joga ótimas partidas de videogame e troca conhecimentos tecnológicos.
Tem uma relação de irmão com Ravena, principalmente após compartilharem mentes, e é ele quem mais a ajuda nos acontecimentos envolvendo Trigon.
Mas a relação mais intensa é com Estelar, por quem tem sentimentos muito fortes, que muitas vezes se mostram ser mais do que amizade. Tudo começa quando, ao se conhecerem, Estelar beija Robin para aprender a falar sua língua (como é costume em seu planeta natal). Eles desenvolvem uma amizade muito forte, e podemos ver varias cenas de ciúme e preocupação na série. O romance é consumado no filme “Trouble in Tokyo” quando eles se beijam e assumem seus sentimentos. Na série os momentos que mais se referem aos sentimentos dos dois são nos episódios “Date with destiny” e “Stranded”. Essa relação é mais uma referencia à identidade de Robin, pois é Dick Grayson quem manteve um relacionamento longo com Estelar, chegando quase a se casar com ela.

Devido a sua obsessão em descobrir os planos de Slade ele chega, durante a série, a assumir a identidade de X (Red X – em inglês), um vilão ambicioso que poderia aproximar-se de Slade. Mas Slade descobre, e como ele não contou para seus amigos, há uma quebra de confiança entre ele e a equipe. Ele também chega a trabalhar para Slade, sob a ameaça de morte dos amigos, mas encontra o ponto fraco de Slade, não gostar de perder, e acaba virando o jogo.

Os produtores se empenharam bastante em fazer um Robin diferente, não vinculado diretamente ao Batman. Queriam um garoto que fosse legal, com estilo, mas um típico adolescente em algumas horas. Quando a questão é os vilões ele tem a seriedade de um adulto e a esperteza e um jeitinho adolescente para resolver os casos.

Segue abaixo a lista de episódios voltados ao personagem:

· Final Exam
· Divide & Conquer
· Masks
· Apprentice [parts 1 & 2]
· Date With Destiny
· Winner Take All
· Fractured
· X
· Haunted
· The Quest
· TROQ
· Trust
· Go


Ultimas observações: Ele tem um quarto próprio, mas quase nunca esta lá, pois prefere ficar na sala de provas imaginando os próximos passos dos vilões, então seu quarto é sempre muito organizado. Nos tempos de folga ele gosta de ouvir musica e treinar na musculação ou na pista de treinamento que eles têm do lado de fora da Torre. Ele usa sempre o cabelo espetado com gel, e tem varias trocas de uniforme.
A voz, na série, é de Scott Menville que também empresta a voz para os livros falados da Disney, programas de TV populares nos EUA e outros desenhos animados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário